segunda-feira, 8 de junho de 2020

A Copa do Brasil 2011 ainda vive em mim...

       Nos últimos dias assisti novamente o DVD comemorativo ao título do Vasco na Copa do Brasil de 2011. Hoje completamos exatamente 9 anos dessa conquista histórica e reviver toda aquela campanha, cheia de alegria e drama, foi muito emocionante. Confesso que quase chorei de nervoso e emoção durante os melhores momentos do jogo no Couto Pereira.
       É louco o “ser Vasco”, como isso é bom e como nesse caso, o título tem uma dimensão enorme dentro de mim. Nos meus quase 26 anos de vida até aqui, posso dizer sem sombra de dúvidas que foi o maior título do Vasco que eu vivi. Claro que a Libertadores de 98, os Brasileiros de 97 e 2000 e a Copa Mercosul de 2000 historicamente tem um peso maior, mas eu era bem novo e não curti praticamente nada na época desses títulos.
       A Copa do Brasil de 2011 representa muitas outras coisas além do título para um moleque vascaíno, que quando começou a entender de futebol e gostar de debater sobre o assunto na escola lá com seus 11 anos era sempre massacrado em argumentos e zoeiras pelos colegas de classe, mas, nunca abaixou a cabeça e aceitou sair de um debate com o Vasco perdendo.
       Eu já sabia tudo que iria acontecer no filme, mas vibrei como se estivesse vendo ao vivo o Bernardo fazer o gol da virada contra o ABC, o Diego Souza meter uma pintura nojenta contra o Avaí, o PelÉLTON salvar a gente nos minutos finais contra o Atlético-PR (em 2011 o nome era assim kkkkk), o Alecgol sendo nosso artilheiro com vários gols extremamente importantes (dois deles marcados um em cada jogo da final)... e chega fiquei com dor de cabeça quando sofremos o terceiro gol do Coritiba. E aquela bola que o Fernando Prass soltou e defendeu em dois tempos? Jesus, haja arrepios!
       Passando rapidamente pela nossa campanha: na primeira fase vitória por 6x1 fora de casa contra o Comercial-MS. Depois um jogo horrível contra o ABC em Natal, 0x0, e uma partida dramática no Rio, 2x1, graças a Deus somos o time da virada! Nas oitavas de final talvez o nosso melhor jogo, 3x0 para cima do Náutico dentro dos Aflitos, o chato 0x0 do jogo de volta no Rio nem precisava ter acontecido. Das quartas de final em diante decretamos que somos donos da região Sul, 2x2 fora e 1x1 em casa, Vascão avançando graças a estúpida regra do gol fora de casa valer mais, tchau Atlético-PR. Contra o Avaí na semifinal 1x1 em casa, e como o atacante William do Avaí disse bem ao término da primeira partida, "no jogo da volta haverá um massacre", Vascão deu show e resolveu a parada no primeiro tempo, 2x0. Na grande decisão vencemos a partida de ida no Caldeirão por 1x0. O jogo de volta no Couto Pereira foi vencido pelos donos da casa, 3x2, mas o regulamento nos ajudou e os gols marcados fora de casa pesaram. VASCÃO CAMPEÃO NACIONAL, VASCÃO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2011!
       Menção honrosa aos jogadores que entraram em campo naquele 08 de Junho de 2011 defendendo a Cruz de Malta e quase me fizeram perder um semestre de faculdade*: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Alecsandro, comandados pelo nosso grande técnico Ricardo Gomes.


(*Em 2011 eu comecei o meu primeiro semestre de faculdade, na época cursava CST em Rede de Computadores, e uma das minhas disciplinas só tinha aula quarta-feira (eu estudava a noite). Logo, faltei todas as aulas possíveis, seguindo o pensamento: "Primeiro o Vasco, depois as responsabilidades", se faltasse umazinha a mais reprovava, mas no final deu tudo certo... consegui assistir quase todos os jogos dessa campanha histórica e ainda passei de semestre na faculdade!)

8 comentários:

  1. Era uma equipe muito boa Dedé revelação

    ResponderExcluir
  2. Texto top!
    Conquista que jamais será esquecida.
    Saudades define!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado... saudades demais desse time e doido para ver um tão bom quanto! Que não demore muito hahahaha

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso! Que saudades de um elenco bom e competitivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, fico muito feliz que tenha gostado minha amiga. E põe saudades nisso, esse time brincava de jogar bola hahahaha

      Excluir
  4. Amei o texto! Adorei esta foto sua que também é histórica! Aniversário de 9 anos com bolo do Vasco e último aniversário comemorado no Rio de Janeiro antes da mudança para o Acre!
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amor 😍😍
      Saudades ter festinha do Vasco hahahahaha

      Excluir