quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Seguimos ganhando... confiança!

       No dia 26 de agosto de 1998 o Vasco conquistou a Copa Libertadores da América justos 5 dias após se tornar uma instituição centenária, uma glória alcançada apenas por quem carrega a Cruz de Malta no peito nessas terras canarinhas. Ontem, exatos 22 anos depois dessa conquista, podemos ter marcado um “ponto de partida” para mais uma jornada continental. Drama, vitória, tensão, heroísmo dos criticados, a forma como os três gols da partida aconteceram... artefatos de uma história de luta e de vencedor.
       Eu não quero te iludir, não quero me iludir, mas eu já vi esse filme. Começamos o ano desacreditados, com um início pavoroso no estadual que facilitava as zoações. Até que mudanças aconteceram em meados do primeiro semestre, contratamos nomes fundamentais (dessa vez o principal deles veio para ocupar o banco de reservas, ou melhor, aquela areazinha ali do lado do campo. Porque Ramon Menezes fica em pé gritando e agitando o seu time o tempo inteiro) e conquistamos o país jogando um bom e muito competitivo futebol. Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, esse filme por mim pode ser a nossa Lagoa Azul e reprisar todos os anos na Sessão da Tarde Vascaína.
       "O Vasco sabe sofrer", um amigo me disse isso há alguns dias e eu até num primeiro momento não concordei com ele, mas agora acho que entendi. O jogo de ontem exemplificou bem isso, o Vasco sofreu para eliminar o Goiás, muito além do que era necessário, principalmente se tivéssemos jogado as duas partidas do confronto sob o comando do Ramon. Mas sofremos e vencemos mais uma vez, e isso faz parte do estilo de jogo do Vasco e das boas peças que compõem o surpreendente melhor setor do time, o defensivo.
       Falo que é uma surpresa pois o Vasco sofre há anos com defesas esburacadas e facilmente batidas. Inclusive as peças que estão sendo usadas são as mesmas que já tínhamos no ano passado e tomávamos muitos gols... o time do Ramon é muito sólido, equilibrado e COMPETENTE, principalmente na defesa, o que gera certa "tranquilidade" para o setor ofensivo. Ao todo são 7 jogos sob o comando do Ramon, nenhuma derrota e apenas 3 gols sofridos.

.

- Fernando Miguel e Henrique - me perdoem por todas as críticas! Ahhh mas o Vasco teve muita sorte... amigo(a), você só ganha na loteria se comprar um bilhete. Reflita!
- Yago Pikachu - certamente eu sou um dos maiores fãs vascaínos do Pikachu, sempre defendo, mas ontem talvez tenha sido a pior partida dele com a camisa do Vasco (claramente a contusão tem influência nesse desempenho), errou quase tudo que tentou. Porém ele é peça fundamental para esse time que ficou "torto" nas partidas em que ele e Vinicius não jogaram pelo lado direito.
- Talles Magno - tem 18 anos e sofreu duas lesões sérias em sequência. Se você que está lendo esse texto quando tinha 18 anos era totalmente amadurecido(a) e sem pressões psicológicas atrás de resultados e metas... parabéns. Cada pessoa é de uma forma e tem o seu tempo. Talles está longe de ter atuações mágicas? Sim, concordo. Mas dizer que ele está muito mal, que é o pior disparado do time (como eu li ontem), discordo veementemente. O time do Vasco é equilibrado, nem temos um cara que destoe como "o pior" assim. E não estou passando pano nele não, cobranças obviamente devem acontecer, mas de maneira cautelar, na hora certa. Reclamar por reclamar é muito fácil.
- Flu x Vasco - para o clássico de sábado pelo BR-2020 ao meu ver Ramon já desenhou a escalação inicial. Os mesmos 11 iniciais de ontem com Carlinhos de segundo volante no lugar de Andrey suspenso.


- Siga as redes sociais do blog, por favor -
Instagram: @meucoracaovascaino
Twitter: @meuS2vascaino

8 comentários:

  1. Tá evoluindo na escrita e nos comentários, tá bem lúcido no que fala, boa visão mano, Vasco tem muito a melhorar, mas em comparação com outros anos, esse segundo semestre pós pandemia tem me surpreendido positivamente, espero que o time continue evoluindo.. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela moral de sempre brother. É muito gratificante ver um comentário desses, não apenas por estar me elogiando, mas também porque tem acompanhado e notado uma evolução, temos sempre que buscar essa bendita. hahahahaha

      Excluir
  2. O jogo de ontem foi teste pra cardíaco, e quase não resisto! RS

    Me peguei pensando no time sob o comando do Ramon no primeiro jogo também, com toda certeza seria um jogo mais tranquilo, mas acredito que tudo acontece no momento certo, afinal... Se não for sofrido, não é Vasco! RS

    Adorei o texto, meu amigo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, tudo tem o seu momento. Ramon assumiu quando foi o melhor para ele e para nós. Acredito demais nessa parceria!

      Mais uma vez muito obrigado, você é ótima!

      Excluir
  3. Parabéns meu amigo, você é fera!!!
    Sobre o jogo, confesso que no calor do jogo xinguei muito nosso querido Pokémon, claramente sem ritmo de jogo. Também não entendi quando nosso técnico tirou o menino Talles para a entrada do BC. No final deu tudo certo para o Vascão 🖤🤍
    Aaah e que essa nossa sessão da tarde se repita eternamente...
    Saudações Vascaínas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA tu é o cara irmão, saudades das nossas resenhas sobre Vasco na faculdade... Muito obrigado pela parceria de sempre, tamojuntão!

      E é isso, Pikachu sem ritmo, Talles evoluindo aos pouquinhos... estamos indo bem e A TENDÊNCIA É MELHORAR! #OsAntisPiram

      Saudações Vascaínas!!!!!!

      Excluir
  4. Sério mesmo? Vejo muito trabalho por parte do Ramon e sorte.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo o texto,o com análise lúcida! Vejo o Vasco como um time que está vencendo e melhorando para continuar vencendo. A grande dúvida e conseguir manter e determinação de continuar evoluindo para se manter, ao longo das competições, entre os primeiros

    ResponderExcluir