sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Valentim, um acerto da diretoria!?

       Começo aqui uma sequência de artigos nesses últimos dias do ano, fazendo uma retrospectiva de 2018. Foi complicado, tenso, com alguns poucos dias felizes e com todos de apoio, essas foram as principais características da temporada. Eu particularmente, estive mais ativo no estádio, porque voltei a morar no Rio de Janeiro em boa parte do ano e posso dizer que nos 5 maiores públicos em jogos que o Vasco mandou dentro do estado do Rio, eu marquei presença em QUATRO (Santos no Maraca, Palmeiras, Athlético Paranaense e LDU em São Janu, o único que não pude ir foi o da final do Carioca contra o Botafogo, porque não estava em solo carioca)! MEGA FELIZ por essa marca, assim eu me defino.
       Bom, dizem que um bom time começa por um treinador que trabalha bem. Vamos então falar sobre Alberto Valentim, que chegou no final de Agosto com aprovação de uns, desconfiança de outros, estes que não faziam parte da diretoria, pois esta confiava tanto na sua tacada, que assinou logo um contrato até o FINAL DE 2019!
       Ao todo ele fez um turno de jogos (19), todos pelo Campeonato Brasileiro, com um aproveitamento de: 4 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, conquistando assim um pouco mais de 33% dos pontos possíveis. O que não precisa ser dito que foi ruim, aproveitamento de rebaixado. Logo de cara perdeu 4 partidas seguidas, uma delas a primeira que cobri com o blog, justo no dia da nossa inauguração e em pleno Maracanã, Vasco 0 x 3 Santos, uma derrota humilhante para um time fraco do Santos, com hat-trick de Gabriel Barbosa e tudo, INESQUECÍVEL, HORRÍVEL!
       Contudo acho injusto culpá-lo desta sequência inicial ruim, foram jogos com pouquíssimo espaço de intervalo entre eles (o primeiro da sequência ele quase dirigia o time do aeroporto, chegou terça à noite do Egito e já comandou a equipe na quarta), onde no segundo semestre de uma temporada longa, é impossível fazer algum tipo de treinamento se você tiver outra partida dois, três dias depois, apenas recondicionamento físico e olhe lá. Sem levar em consideração todo o tumulto que passamos em relação a salários de jogadores e funcionários e pressão da zona maldita da tabela. 
       Depois Valentim até conseguiu boas semanas "vazias" para treinar, porém, em meio ao caos político e financeiro, pouca evolução ocorreu. Não entenda que eu estou aqui sendo advogado dele, mas quem manda no Vasco não é ele, para começo da minha conversa eu nem havia demitido o primeiro técnico da temporada, pois deve haver PLANEJAMENTO. E não sair aproveitando oportunidades malucas até uma dar certo.
       O maior erro dele foi ser teimoso com algumas opções, não que ele deve sempre ouvir a torcida, até porque iria virar uma confusão enorme, cada um pedindo uma coisa. Entretanto, algumas decisões pareciam obviamente estarem erradas e ele preferia acreditar cada vez mais que estava certo. Se defendeu em entrevista dizendo que as escolhas de certos jogadores se dava pelo fato de treinarem muito bem, mas ora bolas, se você treina super bem, mas na hora do "vamo ver" só pisa na bola, dá passe errado e não acerta o gol, DO QUE ADIANTA TREINAR BEM? É como diz o filósofo, "treino é treino, e jogo é jogo!".
       Eu vim discordando da escalação inicial dele rodada por rodada, isso sem falar em algumas estratégias ou estilos de jogo que ele queria implementar, mas o time era bem fraquinho e não conseguia assimilar. Entretanto, alguns jogadores são bons, sabem jogar e até esses muitas vezes seguiam suas idéias e jogavam mal, culpa dele!
       Isso tudo enervou uma boa parte da torcida, diria eu que 75%. Que pediram sua demissão agora nessa pós-temporada. O que você pode achar até estranho, mas EU NÃO CONCORDO! Primeiro pelo simples fato de NÃO poder-mos gastar dinheiro com rescisão de contrato, o Vasco já não tem dinheiro, deve uma fortuna, não vamos piorar as coisas. Segundo que eu sou TOTALMENTE CONTRA essa cultura retrógrada que existe no futebol brasileiro, onde você é obrigado a ter resultados positivos todos os dias. Claro que ninguém quer perder, mas temos que ter bom senso e ser inteligentes, estudar cada situação.
       Um treinador PRECISA de tempo para trabalhar, evoluir o time. Valentim mal ou bem finalizou a temporada cumprindo o objetivo do Vasco, logo, considero um acerto da diretoria mantê-lo para 2019. Onde ele terá uma pré-temporada inteira com calma e sem pressão para preparar o seu time, possivelmente um pouco mais forte, com alguns reforços pontuais e PRINCIPALMENTE COM JOGADORES SAUDÁVEIS. Porque imagine você administrar uma equipe que se machuca mais do que ganha partidas em um ano. Valentim só pode treinar, jogar não dá!

Um comentário:

  1. "Valentim só pode treinar, jogar não dá!" Parabéns pelo artigo defendendo a posição do técnico!
    Mais uma vez você demonstra a sua inteligência e maturidade!
    Continue assim!!!

    ResponderExcluir