quinta-feira, 13 de junho de 2019

Nunca vivemos de um jogo só!

       O dia começou muito bem, ensolarado, animado, com cara de Brasil, mais tarde ainda vai ter Vascão, tudo caminhava bem. Minutos antes da partida começar Marta foi confirmada entre as titulares, nossa grande estrela iria estrear.
       O jogo era contra um dos nossos maiores rivais no futebol mundial. A Austrália foi a pedra no sapato da gente na última Copa do Mundo, e infelizmente, parecia até que sim, mas nós não conseguimos jogar essa pedra para fora.
       Abrimos dois gols de vantagem ainda na primeira etapa, com Marta e Cristiane. E quando eu já começava a pensar num texto comemorativo e zoando a praticamente eliminada Austrália, tudo desmoronou.
       O Brasil que entrou em campo hoje foi um time muito diferente do que estreou no Mundial domingo passado. Embora a única mudança em atletas, tenha sido a boa entrada da nossa Marta, a postura foi muito ruim. E não falo isso só porque perdemos. Isso já estava no texto mesmo com a vitória parcial após o segundo gol.
       Vadão foi muito cauteloso, para não dizer medroso. O time brasileiro entrou retraído, tomando pressão da Austrália desde o primeiro minuto. Eu não acho que o Brasil poderia massacrar as Matildas como fez contra a Jamaica, porém, acho sim que podemos jogar melhor, de igual para igual.
       Mesmo não fazendo um grande jogo, o VAR estava nos ajudando na etapa inicial, primeiro vendo corretamente que houve mão da jogadora australiana, logo, não teria como ter pênalti contra a gente na sequência do lance. E segundo, não voltando atrás no nosso pênalti, que cá para nós, foi bem mandraque.
       Vadão, porém, continuou errando e as três substituições foram para retirar nossas principais jogadoras. Primeiro, se a Marta não estava 100% para jogar, não deveria nem ter sido escalada. Segundo, a Formiga já tinha tomado o segundo amarelo e estava suspensa para o próximo jogo, não havia porque tirá-la no intervalo. Ela tem 41 anos meu camarada, experiência demais para saber jogar com a pressão de ter um cartão amarelo nas costas. E terceiro, Cristiane claramente está "on-fire" nesta Copa, quero dizer que a competição é dela, mesmo se ela fizer uma partida horrível (o que não era o caso hoje), ela tem que ficar em campo!
       Eu sou bastante defensor dos técnicos em geral, porque sempre digo e repito que quem entra em campo são as jogadoras. Mas hoje o nosso comandante vacilou, tomamos uma virada histórica no segundo tempo, e para nossa tristeza, no melhor jogo da Copa do Mundo Feminina até aqui.
       Mas uma coisa precisa ser dita, e isso não é choro de perdedor, é simplemente a verdade. O VAR que nos ajudou em um tempo, nos atrapalhou no outro. O lance do terceiro gol australiano é absurdamente mal interpretado. É simples, a jogadora australiana estava em posição IRREGULAR, e NÃO encosta na bola, ok! Porém, ela participa ativamente do lance, ou você acha que se não tivesse jogadora adversária ali, a zagueira brasileira teriado cabeceado aquela bola? Não teria nem se mexido e deixaria ela ir pela linha de fundo ou para as mãos da nossa goleira. Fomos prejudicados!
       Agora não tem porque ter desespero também, até com uma derrota na última rodada podemos nos classificar. Mas óbvio que devemos ir para cima, como fizemos na estreia e buscar a vitória! Repito, não devemos ter desespero, muitos campeões mundiais sofreram derrotas na campanha do título. Lembre do clichê básico: "perdemos quando podíamos perder". Mas essa postura de hoje, NUNCA MAIS! TAMO JUNTO MENINAS!
       Melhor do jogo: Tamires, apoiou muito bem no ataque, firme na defesa. Foi peça muito importante para a nossa seleção hoje, inclusive começando de forma brilhante a jogada do nosso segundo gol, com uma caneta e depois um passe longo magistral para a Debinha cruzar muito bem e a nossa artilheira Cristiane cabecear para o fundo das redes.
       Pior do jogo: Bárbara, eu também não gosto de culpar os goleiros nas derrotas, sou fã da Bárbara, mas hoje ela se posicionou mal e foi mal para todas as bolas, nos três gols que sofremos! O futebol é desses né, em 2016 contra a mesma Austrália ela pegou dois pênaltis e nos colocou numa semifinal olímpica (quase infartei nesse jogo), hoje, ela falha e saímos derrotados, uma pena, mas o futebol é desses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário