sexta-feira, 15 de março de 2019

Vencer, convencer ou ser inteligente?

       Há exatamente 71 anos atrás, no dia 14 de Março de 1948, o Vascão emapatava com o seu freguês sulamericano River Plate-ARG por 0x0 e se sagrava CAMPEÃO SULAMERICANO INVICTO! Justamente isso que você pensou, DEZ ANOS ANTES da SELEÇÃO BRASILEIRA colocar o nosso país no mapa da bola o Vascão já fazia isto.
       Hoje, num dia 14 de Março, venho do futuro dizer que jogamos e vencemos mais uma na temporada e chegamos a quantos jogos de invencibilidade? CATORZE (14)! Desde que perdemos pela última vez, lá em Novembro do longínquo 2018. Quer outro spoiler do futuro? Será que você adivinha o número da camisa do jogador que marcou o primeiro gol? Valeu por mais um gol de falta Danilo Barcelos!
       Primeiro tempo atordoado do Vasco, essa é a verdade. Conseguimos empatar, mas o jogo não é bom. Uma coisa que já me preocupava desde o ano passado se repete até aqui, quando o Vasco enfrenta um time teoricamente mais fraco e com a obrigação de ganhar, vai com tudo ao ataque, de forma desordenada (em uma jogada o nosso "ponta esquerdo" era o Castán. Desnecessário!) e quase sempre leva gol de contra ataque. Eu posso lembrar de vários momentos do ano passado assim e este ano no estadual já tivemos semi-demonstrações.
       O Vasco tem que vencer o jogo e tentar jogar bem, ok, concordo. Mas o Vasco não tem obrigação de marcar no primeiro minuto, de aplicar uma goleada. O time do Vasco não é o Manchester City ou Liverpool, também não estou dizendo que o time é um bosta. Estamos invictos, temos um bom time, mas muitas vezes falta INTELIGÊNCIA E MATURIDADE!
       Vencemos, mais uma, e não convencemos, mais uma vez. Isso pode dizer muito, mas também pode não dizer nada. Depende do seu ponto de vista. Até porque um time que sai perdendo, joga mal e vence o jogo, tem algum mérito na história. Valentim fez duas mexidas no intervalo que eu não teria feito, talvez eu tivesse feito uma, Bruno Cézar no lugar de Thiago Galhardo, não teríamos virado talvez, ou quem sabe sim.
       Ninguém pode afirmar que A, B ou C daria certo, cada um pensa de um jeito e os jogadores que não fizeram uma boa partida mesmo. Acho incorreto xingar o treinador (que não entra em campo para jogar) ao tomar segundo gol, ele fez o que quase todos queriam, mexeu já no intervalo. Depois mexeu novamente quando tínhamos vantagem, Galhardo, que jogou mal, porém eu defendo pois é muito esforçado, saiu no limite, não dava para mantê-lo em campo.
       O resultado final só reforça o que eu disse após o final da primeira etapa. O time do Vasco é bom, mas tem que entender seus limites e dos seus defeitos tem que extrair uma força extra, mas isso só se faz com inteligência. Não pode se acomodar no jogo, se achar que o resultado está bom, tem que ser maduro, malandro, administrar com a bola no pé.
       Agora é esperar o jogo da volta, nada está decidido, talvez o segundo gol sofrido até tenha "ajudado" o Vasco a ficar esperto. Podemos jogar e vencer lá, mas não precisamos. Tem que ser malandro, tem que ser inteligente Vasco!
       Melhor do jogo: Rossi foi o que mais se destacou, não só pelo gol da virada, que por sinal eu só consegui ver o replay pois minha internet estava abençoada e travava mais o jogo do que me deixava ver, mas também pela entraga tática. Ainda considero Marrony e Pikachu titulares, mas Rossi é fundamental ao time hoje. Na NBA seria facilmente eleito o "Melhor Sexto Homem" prêmio dado ao jogador que mais se destaca vindo do banco de reservas.
       Pior do jogo: tivemos vários candidatos aqui nesta eleição, mas o Máxi López praticamente não pegou na bola. Eu sei que taticamente ele é fundamental. Também sei que ele é o melhor jogador do time. Mas ele tem ido muito mal. Agora, continuo defendendo, para mim é titular absoluto. Porém, eu pensava sobre ele esses dias e cheguei a conclusão que ele só vai estar 100% preparado a partir do meio do mês que vem (Abril), talvez só em Maio. Sempre teve pré-temporada de dois meses, agora teve muito mal um. Já esta mais velho, precisava de mais tempo, não de menos. E ele vem jogando jogo atrás de jogo, Valentim poderia estar dando mais tempo a ele de preparação e colocando Ribamar e Tiago Reis para jogar agora. Novamente falta um pouco de inteligência.

Um comentário:

  1. Meu amigo precisamos arranjar um jeito, com urgência, do Valentim ler o seu blog!!! kkkkkkk
    Brincadeiras a parte, acho que você tem uma visão muito profissional do futebol e acho que é exatamente isso, a tal inteligência que você menciona acima, o que está faltando em muitos dos nossos jogadores (não só os do Vasco) e também em nossos técnicos!!!

    ResponderExcluir