sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Deixem o futebol em paz!

       Me desculpe se esse texto não tiver ficado muito bom, confesso estar irritado, decepcionado e até meio atordoado. Hoje a CONMEBOL (entidade que administra o futebol Sul-Americano) assinou um termo PROIBINDO o uso de mosaicos pelas torcidas.
       Para os mais leigos, o mosaico tem um formato absurdamente lindo e trabalhoso, quando pessoas literalmente se unem para demonstrar o imenso amor por um time. Algumas torcidas usam milhares de peças, passam semanas preparando tudo, utilizam bandeiras, banners, cartolinas, faixas, entre outras coisas para embelezar o espetáculo que é uma partida de futebol.
       A partir de agora tudo isso está VETADO em jogos organizados por esta entendidade, ou seja, nada de mosaicos na Libertadores e/ou Copa Sulamericana. A não ser que o material usado seja APENAS papel e que DE FORMA ALGUMA a exibição aconteça no decorrer do jogo. Eu fui até pesquisar para saber qual é o material usado para fabricar uma cartolina, já que ela está VETADA! Será que se um torcedor comprar um salgadinho durante o jogo e exibir o guardanapo que usar, o seu clube será punido?
       Lamentável, é tudo que eu posso dizer. Parece que a cada dia andamos quilômetros para trás, em busca do fim das nossas raízes, do nosso futebol. Curioso que esta mesma entidade não se preocupou em punir o time que usou um atleta IRREGULAR na Libertadores do ano passado, e olha só que maravilha, este mesmo teve alguns de seus torcedores atacando o ônibus do seu rival e VENCENDO a final do campeonato, disputada NA EUROPA!
       Aliás, já que falamos sobre o velho continente, a única coisa em que conseguíamos nos gabar da nossa principal competição ser melhor do que a principal deles (Libertadores vs Champions League), que era o fato da final ser disputada em dois jogos (com uma cidade inteira comemorando um título em casa ou uma torcida fazendo a festa na casa do adversário), esta bela entidade tratou de acabar e a partir deste ano (2019) a final da Libertadores será disputada em JOGO ÚNICO e campo "NEUTRO" préviamente escolhido, assim como é feito na competição europeia. O que eu nunca vou entender, ao longo de toda a competição os times se enfrentam em jogos de ida e volta, quando chega na partida mais esperada por todos, onde teoricamente teremos os melhores times, temos APENAS uma oportunidade para nos divertir com tal embate.
       Para finalizar, quero dar um testemunho de uma situação que passei em um jogo do nosso Vascão no ano passado (2018). Estava todo feliz por ter a oportunidade de assistir um jogo da LIBERTADORES pela primeira vez no estádio em toda a minha vida, fui todo arrumado de Vasco e levei um cachecol antigo que tenho, mas com um valor sentimental muito grande, até porque está autografado pelo meu maior ídolo que vi jogar no Vascão, Martín Silva. Mas fui pego de surpresa quando ao tentar entrar no estádio de São Januário fui BARRADO, justamente porque carregava o cachecol no MEU PESCOÇO. E fui informado que "segundo normas da CONMEBOL os torcedores estavam proibidos de adentrar aos estádios portando CACHECOL...". Primeiro eu fiquei perplexo com tal atitude desta entidade, chega beirar o RIDÍCULO! O que eu poderia fazer de mal com um CACHECOL? Talvez balançar ele rápido demais? E segundo, fiquei preocupado com o que faria com ele para poder entrar e assistir o jogo. Conversei e pedi por favor para um rapaz que estava trabalhando em uma barraca nos arredores de São Janu guardar para mim, não podia perder o jogo por conta disso e graças a Deus no final deu tudo certo, exceto o placar final da partida. E na hora da entrada do time aonde usaríamos os perigosos cachecois para formar um mosaico, fizemos uma festa linda, com todos tirando suas camisas e erguendo-as. NÓS NÃO VAMOS DEIXAR O FUTEBOL MORRER!

Um comentário:

  1. "E na hora da entrada do time aonde usaríamos os perigosos cachecóis para formar um mosaico, fizemos uma festa linda, com todos tirando suas camisas e erguendo-as. NÓS NÃO VAMOS DEIXAR O FUTEBOL MORRER!"
    É isso aí!!!
    Adoro e admiro essa sua determinação!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir