sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Esse eu fui! Desfile de alegrias

     2010, o ano da primeira Copa do Mundo na África, e para quem leu o primeiro artigo desta série, percebe um grande espaço (5 anos) entre o meu primeiro jogo do Vascão no estádio e este que foi o segundo. Isso se deve principalmente ao fato de ter me mudado para o Acre quando criança e assim ter ficado mais longe dos jogos. Sem falar que eu ainda era novo, e não sabia andar sozinho pelo Rio.
     Num sábado de carnaval, que sempre é bem agitado em terras cariocas, o Vasco enfrentou o Fluminense no Maracanã pela semifinal da Taça Guanabara (o primeiro turno do campeonato carioca), para um público de quase 40 mil pessoas. A expectativa era grande, pois vivíamos o ano pós disputa da nossa primeira série B do Campeonato Brasileiro, e assim queríamos uma evolução do time, uma boa resposta para que esse fantasma não nos atormentarse mais. E o início do campeonato mostrou coisas positivas, tínhamos a melhor defesa e um dos melhores ataques, sem falar na sonora goleada aplicada sobre um dos nossos rivais (6x0 no Botafogo).
     Eu por muito pouco não deixei de escrever esse artigo para você, porque meu padrinho que iria me levar ao jogo teve um imprevisto e não pode ir. Mas meu tio Henrique apareceu para salvar meu ingresso já comprado e ser o responsável por me levar para assistir a minha primeira disputa de pênaltis.
     Sim, tive está honra. Claro que uma vitória no tempo normal teria sido mais tranquilo, mas e a emoção e tensão extrema? Nada neste sentido é comparável com uma disputa de pênaltis do seu time do coração. E o jogo também ajudou neste sentido, um 0x0 muito truncado e com poucas chances de gol, aliás, como geralmente ocorre nesse tipo de placar.
     O Vasco só foi ter boas chances no segundo tempo, ambas com o lateral direito Élder Granja, a segunda delas então, imortalizada na minha memória. Quando alcançávamos os 40 minutos, ele recebe ótimo passe dentro da área pelo lado direito e ao invés de mandar uma butinada para o fundo do gol, preferiu fazer um passe, PARA NINGUÉM, a bola cruzou a pequena área e não foi empurrada para as redes. Com isto as penalidades chegaram e com 100% de aproveitamento vencemos por 6x5.
     Sai todo feliz do estádio, se por um lado ainda não tinha visto o meu time vencer um jogo, por outro, logo na minha primeira disputa de pênaltis sai vitorioso. Somado a isto o fato de voltarmos a uma final de turno no estadual, feito que não acontecia inacreditavelmente desde 2004. Um ponto negativo foi que do lado de fora enquanto ia para o estacionamento com o meu tio, eu pulava e cantava as músicas vascaínas, e um torcedor do fluminense, mesmo com com duas filhas, uma bem pequena, queria criar confusão com a gente. Óbvio que nada aconteceu porque não demos bola para as ofensas e o futebol, o esporte, o amor pelo meu clube sempre será maior! PAZ NO FUTEBOL!
     Para fechar esse dia inesquecível vem um fato que eu confesso ter esquecido, e ao fazer uma pequena pesquisa sobre este jogo, não só lembrei como fiquei MEGA FELIZ. Quem é fã de alguém vai me entender agora, você tenta acompanhar tudo da pessoa, no caso do futebol, todos o jogos, mas você quer ter pelo menos uma vez a honra de assistir de pertinho esse ídolo jogar. Eu já pude assistir grandes jogadores, alguns que sou muito fã, e neste dia em 2010 eu também consegui isso, mas não lembrava. Neste jogo esteve em campo durante os 90 minutos e cobrou pênalti com paradinha e tudo, ninguém mais, ninguém menos que Philippe Coutinho! Curioso que eu lembro dele neste mesmo campeonato, em um jogo que vi pela internet, a goleada que eu citei lá no início do texto, quando ele deu um verdadeiro show com apenas 17 anos. A maior revelação do Vasco no século XXI? Na minha opinião até agora sim! Saudades dele no Vascão inclusive, cairia muito bem para o jogo do próximo sábado, justamente contra o próprio Fluminense.
     Quero fazer um agradecimento agora para você que lê e comenta todos os meus artigos, ou que já leu pelo menos um, e também para você que está lendo o blog pela primeira vez, chegamos a 2 meses de vida e o sentimento é muito bom, novidades virão em breve!

Um comentário:

  1. Obrigado pela citação, "Quero fazer um agradecimento agora para você que lê e comenta todos os meus artigos...", estou neste grupo! Kkkkkk Agora PARABÉNS pelos dois meses do blog!!! E é claro, pelo belíssimo artigo!!!
    Que memória, hein???
    Continue assim!!!

    ResponderExcluir