segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A base vem forte!

       A pior parte do fim da Copinha é que eu já estava começando a me acostumar com jogos do Vasco quase todos os dias da semana, misturando base e adultos... neste domingo o Gigante da Colina recebeu a equipe do Americano, da cidade de Campos, em São Janu (o embate chegou a ser cogitado para ser disputado em Cariacica-ES, mas foi realizado em terra carioca mesmo, o que era o correto).
       Segundo o Vasco alguns jogadores estão sentindo muito o desgaste de uma pré temporada curta, calor muito forte, e jogos em um curto espaço de tempo neste início, onde se joga no meio e no final da semana sempre. Com isto nosso técnico Alberto Valentim precisou rodar ainda mais o elenco, o que eu acho correto. Uma surpreendente dupla de zaga formada por Luiz Gustavo e Ricardo Graça não comprometeu, mas o segundo foi abaixo do esperado. Eu teria escalado Kainandro no seu lugar, estou curioso para ver o moleque jogar.
       Comecei a ver o jogo aos 20 minutos do primeiro tempo e tinha perdido um total de ZERO finalizações certas, somando as duas equipes, ali já estava exposto que seria um embate muquirana. É certo que estávamos enfrentando uma verdadeira muralha, e que atrelada a nossa falta de criatividade e lentidão em alguns momentos, mantinha o jogo BEM LONGE de emoções.
       Acredito eu, que todos as pessoas que estavam assistindo o jogo nos últimos minutos, imploravam pelo fim daquela tortura. Foi duro de ver, a pior partida do Gigante da Colina na temporada COM CERTEZA. Foi muito bom que vencemos, somos os melhores do Rio até agora, estamos fazendo vários testes, e é só o começo da temporada, entretanto, não é querendo ser chato, mas jogamos muito mal. Com todo o respeito ao adversário, mas não podemos tomar "sufoco" do Americano, mesmo com até 2 jogadores a menos. Aliás, o time não jogou mal apenas depois que o Andrey foi expulso, pelo contrário, foram poucos os momentos que jogamos bem na partida. E alguns jogadores poderiam ter sido introduzidos no jogo com mais tempo, aliás, Valentim desde o ano passado já mostrava precisar melhorar o quesito substituições...
       Melhor do jogo: me desculpe se eu estiver avaliando errado, mas tenho que colocar o Marrony aqui neste posto, pela TERCEIRA vez SEGUIDA. Óbvio que não foi uma grande apresentação, porém, com ele marcamos o único gol da partida, mas através dele poderíamos ter feito pelo menos mais uns dois gols, o que não aconteceu devido as suas falhas. Ainda é garoto, tem muito para aprender, mas até agora está me deixando muito esperançoso. Se uma parte da molecada se firmar, teremos um time em 2019 mais forte do que qualquer um conseguiria imaginar.
       Pior do jogo: para não parecer um carrasco ou chato pessimista, vou continuar o rodízio de nomes aqui nesta posição, que hoje foi disputada por muitos. Andrey no meu ver é disparado o melhor volante que temos no time adulto, mas foi imprudente ao receber dois cartões amarelos em tão pouco tempo. Embora no lance derradeiro para a sua expulsão, se você observar bem, ele tropeça no gramado e acaba dando o carrinho antes do momento que julgava como o correto para roubar a bola, com isso fez a falta, levou o cartão vermelho e terminou bem mal sua estreia na temporada. Entretanto preciso ressaltar as partidas MUITO ruins que fizeram Yan Sasse e Henrique.
       Quero aproveitar esse texto ainda para exaltar uma data importante como a de hoje (28 de Janeiro), há exatos 68 anos o nosso Vascão se tornava o primeiro time a conquistar um título na Meca do futebol Mundial, um tal de Maracanã, onde comemorávamos o Campeonato Carioca de 1950.
       E agora com a cabeça um pouco mais fria, para também fazer algumas observações sobre os nossos meninos do sub-20, que de uma forma muito humilde receberam as medalhas de segundo lugar e valorizaram as mesmas. Até porque de nada tem que se envergonhar um time que sai de um campeonato com 9 partidas disputadas e NENHUMA derrota! Foram 5 vitórias e 4 empates.
       Lucas Santos foi eleito o craque da competição pela galera, através de votação online. MERECIDÍSSIMO! Volto a dizer, ganhamos um reforço para o time adulto que não esperávamos. Nós temos agora, Bruno Cézar, Pikachu, Thiago Galhardo, Marrony, Rossi, Rildo, Yan Sasse e Lucas Santos. São oito bons nomes que poderão se revezar bem pelas três posições mais avançadas do meio campo, imaginado um time no 4-2-3-1.
       Sobre o restante da molecada, não subiria MAIS NINGUÉM para o time adulto agora, não podemos deixar a afobação tomar conta. Temos que mudar as coisas erradas para que possamos evoluir. E o Vasco nos últimos anos tem feito muitos jogadores bons na sua base, como sempre, entretanto, a transição destes tem sido um fracasso total, o último grande exemplo, Evander. Então Caio Lopes, Bruno Gomes, Miranda e companhia, que eu já sou fã por sinal, devem continuar pelo menos mais um ano na base com o ótimo professor Valadares. Talvez Tiago Reis possa subir também, mas para isso precisamos achar um destino para Hugo Borges e Caio Monteiro, por exemplo.
       E não estranhe após ler o último parágrafo, depois que eu escrevi, nosso técnico Alberto Valentim anunciou que subiria quatro jogadores para o time adulto. O atacante Lucas Santos, o centroavante Tiago Reis, o goleiro Alexander e o zagueiro Miranda. Quero agora esperar para ver a evolução desses meninos e o que acontecerá com o elenco bem grande que temos, só goleiros são CINCO, centroavantes QUATRO, em posições onde usamos apenas UM por partida, acho um exagero, e talvez impeça uma possível evolução dos moleques ficando mais um pouco na base.

2 comentários:

  1. Quando começa a ficar bom, o trem acaba...kkkk

    ResponderExcluir
  2. "Quero aproveitar esse texto ainda para exaltar uma data importante como a de hoje (28 de Janeiro), há exatos 68 anos o nosso Vascão se tornava o primeiro time a conquistar um título na Meca do futebol Mundial, um tal de Maracanã, onde comemorávamos o Campeonato Carioca de 1950." Quero ressaltar a sua valorização por momentos marcantes no futebol, oferecendo ao seu leitor maior conhecimento.

    ResponderExcluir