domingo, 20 de janeiro de 2019

O charmoso voltou...

       O Campeonato Carioca 2019 começa hoje, o mais charmoso dos estaduais vai para sua edição número 118. Caberá ao Gigante da Colina a honra de fazer o jogo de abertura este ano. Espero que também a de fazer o primeiro gol e a de conquistar a primeira vitória. Enfrentaremos o Madureira no majestoso e ensolarado estádio Conselheiro Galvão.
       Antes que eu comece a ser criticado por estar dando muita ênfase e destaque para um estadual, já quero me defender dizendo que em uma parte do século passado este mesmo torneio era tido como o principal do nosso país e servia como base para a disputa de competições internacionais e também para a nossa seleção brasileira.
       O problema é que hoje, especialmente aqui no Brasil, existem MUITOS "politiqueiros", aquelas pessoas que querem viver da política, mas não fazendo política, loucura né? Querem receber, receber e receber, e nunca dar nada em troca. Que deixaram para trás histórias marcantes, valores importantes e a vontade de construir algo que seja bom para todos em uma sociedade. A Federação Estadual do Rio de Janeiro tem lucrado MUITO mais do que os clubes, falta união e AMOR PELO FUTEBOL!
       Isso sem falar nos regulamentos esdrúxulos que existem Brasil à fora, e claro que a FERJ não ia querer ficar entre os melhores e sim entre os piores. Montando um campeonato com dois turnos e os campeões dos mesmos fazendo a final estadual, certo? ERRADO! De uma maneira "BRILHANTE" eles conseguem fazer com que os finalistas sejam equipes que não conquistaram NENHUMA das duas etapas classificatórias. Como por exemplo a final da temporada passada, onde o nosso Vascão enfrentou o Botafogo, e os times que venceram os turnos foram, Flamengo e Fluminense. Para você ter idéia, o campeonato de 2019 na verdade já começou, AINDA EM 2018, com uma fase preliminar maluca que pode fazer com que um time que subiu da segunda divisão na temporada passada, nem sequer enfrente um grande ou dispute um dos turnos e já seja rebaixado novamente.
       Os campeonatos estaduais NÃO TEM que acabar, NUNCA, como ficar sem uma história futura como a do Cocada em 1988? Que saiu do banco aos 41 minutos do segundo tempo, para fazer o gol da vitória e do título vascaíno contra o nosso maior rival. A história dos times brasileiros está atrelada aos estaduais e isso contribuiu para que nos tornássemos grandes campeões. Porém precisam ser bem administrados e organizados. Não podemos disputar quase 20 partidas para conquistar um título a nível estadual, isso é METADE do campeonato NACIONAL. Isso gera um desgaste absurdo na segunda parte da temporada, obriga a expremer uma competição por cima da outra e não dá nem 1 mês sequer de pré-temporada, o que é de suma importância.
       Falta pouquinho, eu queria estar em Madureira agora, infelizmente não posso, mas a expectativa já está enorme. Enfim vamos voltar a jogar. Os cantos da nossa torcida já estão sendo ensaiados e eu já vou começar o ano com uma escalação que será polêmica, e que COM CERTEZA nosso comandante não irá repetir. O meu time hoje joga no 4-2-3-1 com: Fernando Miguel, Raul Cáceres, Luiz Gustavo, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Andrey e Maranhão; Pikachu, Thiago Galhardo e Marrony; Ribamar.
       E se não tivéssemos desfalques o time seria o mesmo, só colocaria o Máxi no lugar do Ribamar, mas só no primeiro tempo. Temos que usar o estadual como teste também, e lembrar que ainda tem uma temporada enorme e desgastante pela frente. No mais, acho justo dar titularidade para quem terminou a temporada passada bem e ajudou muito a gente. Gratidão!
       Eu cantei a pedra no início do texto escrito há alguns dias, marcamos o primeiro gol e fomos os primeiros a vencer no Cariocão, que maravilha! Sem contar que terminamos a nossa partida com o melhor ataque, melhor defesa e artilheiro do campeonato, grande 1x0! Começar somando três pontos é muito bom!
       Valentim ousou nos "onze iniciais". Pelo menos no meio campo, com Raul, Lucas Mineiro, Yan Sasse, Marrony e Dudu, os três primeiros jogaram os 90 minutos. Nas outras posições foi o que eu coloquei aqui mais acima, era meio que uma unanimidade entre os vascaínos. Werley na zaga, ao invés de Luiz Gustavo como eu tinha colocado, também estava ok, mantinha a dupla que terminou 2018. Gostei das experiências, é exatamente isso que temos que fazer neste início de temporada.
       A partida não foi uma beleza para a história do futebol, mas o jogo raíz nem sempre é belo. Teve campo "tapete", bola saindo do estádio por que o muro é baixo, torcida se escondendo do sol que segundo o sistema de metereologia deste blog alcançou 44 graus na sombra, no sol o termômetro desistiu... isso sem falar na câmera principal fixa no meio do campo. Eu não reclamo, ainda mais porque a sorte hoje estava do nosso lado, foram duas bolas na trave contra e quando Marrony errou, se enrolou com a bola, acabou acertando e dando uma ótima assistência para Thiago Galhardo que saiu do banco para fazer o gol da vitória.
       Melhor do jogo: Marrony, ótimo menino, rápido, habilidoso, bom no jogo aéreo, tem faro de gol, ou seja, deveríamos a MUITO TEMPO já estar dando mais espaço para ele. Eu até me recuso a escrever aqui o nome dos caras que jogavam no ano passado enquanto ele era banco, mesmo depois de já ter mostrado o seu valor! Também merecem destaque Ribamar e Danilo Barcelos, o primeiro fez uma partida MUITO BOA, e eu quase coloquei como destaque no lugar do Marrony. E o segundo é muito bom na bola parada, pode não ter feito um ótimo jogo num todo, mas ainda vai melhorar! E o melhor de tudo, com ele e Ramon a disposição, sem falar no Coutinho do sub-20, NUNCA MAIS precisaremos ver Henrique jogando, Amém!
       Pior do jogo: não queria colocar alguém aqui logo de cara, mas vamos de Yan Sasse, sem querer ser chato, mas podia ter jogado talvez um pouquinho melhor!

Um comentário:

  1. "...como ficar sem uma história futura como a do Cocada em 1988? Que saiu do banco aos 41 minutos do segundo tempo, para fazer o gol da vitória e do título vascaíno contra o nosso maior rival." Que lindo!!! Acho maravilhoso esta exaltação aos grandes profissionais!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir