sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Que saudade...

       O ano civíl já começou, mas o futebolístico ainda curte os últimos instantes de férias. Alguns times, entretanto, iniciam hoje (o nosso inclusive) suas preparações, com exames e testes físicos. Vem aí uma dura pré-temporada, que deveria ser até um pouco mais longa, mas as federações insistem em alongar os estaduais ao máximo, atrapalhando de certa forma a preparação das equipes maiores, que jogaram até Dezembro ou Novembro passado.
       Enquanto o time adulto entra em forma para a estreia no Cariocão 2019, o nosso time juvenil já vai começar os trabalhos. Chegou o tempo da charmosa e popular Copinha, campeonato mais democrático das categorias de base no Brasil, tem representante de todos os estados do país e do Distrito Federal, 128 equipes buscando o primeiro troféu do ano a ser entregue no país da bola redonda.
       A Copa São Paulo de Futebol Júnior chega a sua edição de número 50, tem como principal regra aceitar jogadores com no MÁXIMO 20 anos. A final sempre é disputada no dia 25 de Janeiro, data que marca o aniversário da cidade de São Paulo. O nosso Vascão foi campeão uma única vez, em 1992. Daquele time podemos destacar Valdir Bigode, que foi artilheiro da edição, inclusive, marcando 8 gols. Depois defendeu a Cruz de Malta na categoria principal conquistando títulos importantes, como o Tricampeonato Carioca (92, 93 e 94), e ainda começou a trabalhar na parte interna do clube após se aposentar dos campos. Foi demitido à poucos dias.
       Estamos no grupo 27, junto com Carajás do Pará, Taubaté de São Paulo e Tubarão de Santa Catarina. A nossa estreia será amanhã (04 de Janeiro), contra a equipe paraense, às 16 horas (horário de Brasília) e transmissão AO VIVO do canal Sportv. Após todos se enfrentarem uma vez dentro da chave, os dois times com maior número de pontos conquistados avançam para a fase final, no estilo mata-mata.
       25 vascaíninhos defenderam nossas cores, nossa bandeira, nossa cruz. E podíamos ter um time ainda mais forte para a competição, porém, no final do ano passado vários jogadores desta categoria foram alçados para o time principal, o que é ótimo também. Dentre estes escolhidos, temos boas promessas, jogadores interessantes de verdade. Vou destacar agora apenas dois, que teriam idade até para jogar na categoria inferior (sub-17), onde eles tem sido constantemente convocados para a seleção do nosso país, mas pelo grande desempenho, já foram colocados na categoria superior.
       Estou falando de Riquelme, nosso lateral esquerdo e Talles, nosso centro avante goleador. O primeiro irá disputar a Copinha logo aos 16 anos. Riquelme tem nome de craque e grandes ambições, é tido como um verdadeiro tesouro em São Januário. E segundo jornais europeus, equipes do velho continente já se movimentam para comprá-lo em um futuro não muito distante, até porque a lateral esquerda tem sido um problema para muita gente, não só para o Vascão.
       De uma escolinha em um condomínio saiu o nosso atacante mais promissor desse time, Talles tem origem humilde, passou por bons bocados, como é bem normal na vida num geral, de jogador em início de carreira então... chegou bem novinho à São Janu, com apenas 9 anos e ainda está terminando os estudos lá, uma das coisas que me dá muito orgulho de ser vascaíno. Também jogará sua primeira Copinha aos 16 anos, mas já está pensando em formar dupla de ataque com o Máxi López no profissional! Boa sorte molecada, que seja uma grande competição para o nosso Vascão!

Um comentário:

  1. "...chegou bem novinho à São Janu, com apenas 9 anos e ainda está terminando os estudos lá..." "Também jogará sua primeira Copinha aos 16 anos, mas já está pensando em formar dupla de ataque com o Máxi López no profissional!" Parabéns ao Vasco pela força e incentivo aos meninos e pelo reconhecimento do valor do jogador, independente da idade! E parabéns a você meu caro pelo lindo artigo, incentivando e valorizando a turma jovem!

    ResponderExcluir