terça-feira, 1 de janeiro de 2019

O gol é importante?

       Começo meu texto pedindo para que você pare de ler por 2 minutos e pense como iria responder a pergunta do título. Agora eu estou imaginando milhares de resposta possíveis para esse exercício que propus. A minha é bem simples: "O gol é o ar que o futebol respira."
       Eu amo futebol, mas detesto 95% dos jogos que terminam do jeito que começam, 0x0. Salvo raríssimas exceções, são monótonos, chatos, feios, alguns parecem até outro tipo de esporte.
       Partindo desta filosofia e paixão pelo gol, que eu creio ser quase uma unanimidade, a pessoa que faz um gol ganha um peso muito grande, passa a ser para muitos o melhor do jogo, do campeonato, da temporada.
       Cada caso é um caso, colocar a bola no fundo das redes rivais não é para todos. Muitos jogadores passam a carreira inteira sem marcar uma única vez. Outros parecem predestinados, iluminados e fazem isso tantas vezes que se tornam artilheiros, ou seja, o cara que faz mais gols dentre todos.
       Se eu amo o som da bola sacudindo a rede adversária, amo ainda mais quem consegue isto fazer usando o manto do CR Vasco da Gama. Não me importa se foi de pênalti, de cabeça, em cima da linha, com a bunda ou com o joelho, o que importa é a vibração, a alegria e o sentimento maravilhoso que este ato gera. E que diga-se de passagem, nunca vi mais gol ou menos gol, eu pelo menos desconheço um jogo que tenha como placar final 1,4 x 1,9.
       O artilheiro desta nossa temporada foi no mínimo inusitado. Digo isso porque ele terminou a temporada passada sem muito crédito, e não é atacante e nem meio campista, posições mais dedicadas a fazer gols. Yago Pikachu é lateral direito, porém, pouco jogou na sua posição de ofício, quase sempre era escalado mais avançado, como um ponta, geralmente pela direita, mas fazendo qualquer função que lhe fosse designada.
       De simplicidade tanto no jeito de jogar, quanto na postura fora de campo, Pikachu nunca se escondeu em meio a todo o caos político, econômico, administrativo e futebolístico vivido em São Januário no ano de 2018, mesmo ao ser duramente criticado por boa parte da torcida.
       O que no meu ver, não passa de mais um exagero. Seria muito fácil se tudo que está bom pudesse continuar, assim como tudo que está ruim, pudesse mudar. Pikachu não é seleção como brincamos, mas falamos sério, nas vésperas da Copa do Mundo da Rússia. Mas é muito útil para o Vasco atual. Concordo sim, que ele não teve uma temporada inteira regular, caiu bastante no segundo semestre, mas se ele fosse um jogador muito acima da média, super regular, com a idade que tem, me desculpem, mas ele não estaria jogando no Vasco atualmente.
       Contudo, teve a sua melhor temporada pelo nosso Vascão e nos ajudou muito. Sendo importante em TODOS os campeonatos que disputamos, com atuações de muita raça e disposição e fazendo alguns golaços. Terminando a temporada com a incrível marca de 19 GOLS e 4 ASSISTÊNCIAS, ou seja, nosso artilheiro em 2018, artilheiro do ESTADO DO RIO DE JANEIRO (junto com o Pedro do Fluminense) e o jogador vascaíno que mais participou de forma direta dos nossos gols neste ano, sendo decisivo em 23 tentos!
       Que nenhuma dessas supostas propostas que você está recebendo te leve para longe de São Janu, precisamos de mais pessoas assim em 2019, com comprometimento, amor à camisa e qualidade. Boa sorte na próxima temporada, que o seu número de gols e assistências sejam ainda maiores, sou seu fã e parabéns por ter a honra de ser o meu último post do blog em 2018 (aonde eu estou ainda não é 2019)!

Um comentário:

  1. Último artigo do ano de 20188, que maravilha!
    Uma caminhada que começou um pouco incerta, mas que virou uma rotina para você e principalmente para o seu leitor.
    Continue sempre assim!!!

    ResponderExcluir