segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

O Futebol Vive!

       No Vasco existe uma frase linda, que é: "Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal!" (autoria do ex presidente vascaíno Cyro Aranha). Um exemplo singelo de amor, por mais que as coisas fiquem difíceis sempre haverá uma esperança.
       O esporte, peça tão importante para o sucesso e harmonia de uma sociedade, aqui no Brasil mais popularizado pelo futebol, também vive deste amor. Não só de vascaininhos(as), como o filhote de um grande amigo meu que nasceu nos últimos dias e já saiu da maternidade com a cruz de malta no peito. Mas de todas as pessoas envolvidas neste meio.
       Eu amo esporte de uma maneira geral, ler, praticar, estudar, assistir, debater... poderia falar sobre outros times ou assuntos aqui, mas não é o meu objetivo. Fiz este blog para falar o que passa no meu coração como vascaíno, e não é coerente falar sobre outros times. Mas exceções SEMPRE precisam ser feitas.
       A Copa São Paulo de Futebol Júnior está pegando fogo em sua fase de mata mata, ontem à noite em Capivari, Palmeiras e Galvez-AC se enfrentaram e o time paulista venceu por 3x0. Natural, a disparidade entre as duas instituições é incalculável neste momento. Mas no futebol de uma maneira especial, coisas inimagináveis para qualquer mega diretor de cinema acontecem, chega a ser mágico em muitas ocasiões.
       Após o término do jogo começou a circular a informação de que o time acreano não tinha passagens para voltar à Rio Branco, o que era verdade. A direção havia comprado passagens para voltar à capital acreana logo após o término da fase de grupos (numa espécie de promoção), imaginando que o clube nao iria longe em um grupo com três times paulistas, um deles sendo o gigante Palmeiras.
       O Galvez não só passou da primeira fase, como também passou pela segunda e fez a melhor campanha de um time acreano em 50 anos de Copinha. Um título e tanto para um clube recente (fundado em 2011) e que nunca conseguiu conquistar o campeonato do seu estado na categoria principal, por exemplo.
       Um time humilde, guerreiro como o povo acreano, que é exaltado no seu hino, quase irreconhecível para os amantes de futebol não residentes no Acre. Mas que luta e honra sempre as cores e origens do seu estado. Para quem acompanha de perto a vida de um time considerado "pequeno", sabe bem de todas as dificuldades. Quando somado a isso vem o fato dele ser um clube do Acre, os desafios aumentam... desta vez a barreira era financeira, gerando a falta de passagens para voltar à casa.
       Ao saber disso, a direção da Sociedade Esportiva Palmeiras convidou o técnico da equipe acreana para jantar e lhe disse que o time paulista iria arcar com todas as passagens necessárias para que voltassem ao Acre os jogadores e comissão técnica que estavam em São Paulo. Também iriam doar um par de chuteiras para cada atleta e mais 10 bolas para melhorar os treinos do Imperador. Além de convidar a jovem equipe a passar esta segunda-feira no Centro de Treinamento Alviverde.
       Para muitos isso pode parecer bobeira, ou até mesmo "obrigação" do Palmeiras por ser tão rico e gigante, mas o principal aqui é o gesto, é o amor pelo futebol, a idéia de que um time gigante, precisa e precisa MUITO dos pequenos e vice-versa. Tudo que é grande hoje, já foi pequeno um dia. Amor ao próximo, o futebol assim como as nossas vidas de uma forma geral precisam disso.
       Eu já tinha um carinho pelo Palmeiras, mas a partir de agora eles tem mais um torcedor também, obviamente que exceto quando jogar contra o meu Vascão. Muita gente de outras torcidas tem zombado o Verdão por ele não ter um título mundial, mas talvez essas pessoas não estejam conseguindo enxergar que esse título o Palmeiras já tem sim, está dentro do coração verde, que é maior do que este mundo. Porque nunca uma taça será maior do que o amor!
       O treinador acreano Oziel fez um áudio no celular agradecendo ao Palmeiras, e eu também agradeço em meu nome e do povo acreano. O futebol vive e precisa de mais atitudes como esta!
       Junto a isto o nosso Vascão tem jogado e feito boas partidas na Copinha. No último sábado vencemos por goleada o Juventude por 4x0, com destaque para Tiago Reis que meteu um Hat-trick (termo usado quando um jogador faz três gols em uma mesma partida). E hoje novamente chuva de gols, 5x1 sobre o Manthiqueira-SP, com mais dois gols de Tiago Reis, que entre erros, acertos, muitos gols perdidos e críticas da torcida é o nosso artilheiro na competição com cinco gols.
       Nosso time ofensivamente é muito bom, Lucas Santos que hoje também guardou mais um tento, segue sendo o melhor jogador do time. Rápido, habilidoso, criativo, rouba muitas bolas, é um desespero para os adversários. Também merecem destaque Talles e João Pedro que marcaram os outros gols do confronto de hoje. Assim como o volante Caio Lopes e o zagueiro Miranda que mostraram ter habilidade e devem ser jogadores que irão vingar, dando bons frutos ao clube.

7 comentários:

  1. Lindo texto 👊⚽️👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Não entendo muito de futebol, no entanto, acredito que o esporte em geral pode modificar vidas. É necessário que haja investimentos não apenas no esporte, mas na cultura como un todo, para que nossos jovens tenham outras opçoes de preenchimento de seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita analise, o esporte, assim como o teatro, a musica, geralmente são vistos como um passatempo, enquanto deveriam ser colocados como pilares para uma grande e prospera sociedade.

      Excluir
  3. Que texto lindo! Fiquei comovida em fazer essa leitura! PARABÉNS!!!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir