quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Goleamos?

     Como dito na última sexta-feira, após os jogos da nossa seleção vou publicar um post sobre a mesma. Hoje tivemos o segundo amistoso pós Copa do Mundo, contra El Salvador, vamos aos fatos.
     Quero começar falando que se El Salvador jogasse o Brasileirão, nós torcedores do Vascão teríamos um alento, estaríamos com 3 pontos a mais na tabela do jogo no primeiro turno, mesmo que o jogo tivesse acontecido em San Salvador (capital de El Salvador), por que com todo respeito, mas é uma seleção fraquíssima e que devido até uma certa inexperiência, tomou um gol com 3 minutos após um penalti bobo, mas claríssimo na minha opinião.
     Por sinal, em todos dois amistosos o Brasil enfrentou seleções com nível bem abaixo do que ele vai enfrentar ano que vem na Copa América, na próxima data FIFA a tendência é melhorar um pouco, enfrentando dois times que estavam na Rússia este ano, Arábia Saudita e Argentina, mas ainda assim, acho que falta mais. Assim como o nosso país, no nosso esporte favorito temos problemas abstratos. Eu quero é um amistoso no Maracanã contra Portugal do CR7 ou contra a França campeã do Mundo, mas como também se o Maracanã deve ser interditado agora, pois está com o gramado em estado de calamidade pública...
     Passando agora para o nosso professor, eu sempre o defendi e acreditei no trabalho dele, e acho que ele vai nos levar a títulos, maaaaas, talvez não com algumas posturas. Como por exemplo ficar dando desculpas esfarrapadas ao dizer que não vai escalar A ou B por muito tempo para não atrapalhar o clube do tal. Tite é TÉCNICO da seleção brasileira, e não SECRETÁRIO do futebol brasileiro, onde ele tem que organizar tudo da melhor forma para todos os clubes. Errado está o nosso calendário que não respeita as datas de amistosos oficiais, dai ele como técnico, a partir do momento em que convoca, tem que aproveitar ao máximo o tempo com o jogador e testá-lo até o limite. Não existe esse papo de "óbvio que não irie deixá-los jogar o tempo inteiro", era para não ter convocado esses então. Ou melhor ainda, pode começar a cobrar dos seus chefes na CBF um calendário mais organizado e respeitando as datas FIFA.
     Ainda sobre o comandante, gostei de ter começado o jogo de hoje com vários "novatos", e ao todo, nos dois amistosos foram usados 22 jogares diferentes. Isso é bom, importante e ele fez bem, exceto com um detalhe de onde já irei tirar o próximo tópico, Coutinho e Neymar precisavam ser titulares? Tá, ok, para o time não ficar sem muito entrosamento. Agora o Neymar tinha que jogar o jogo inteiro também? Não podia ter deixado o Richarlison em campo por exemplo? Que já havia feito 2 gols e está começando sua caminhada com a amarelinha agora...
     Neymar este um pouco melhor hoje, mas só um pouquinho, ainda sem demonstrar muito o seu espírito de líder e capitão. Fazendo jogadas extremamente individualistas. Sou seu fã demais moleque, desde quando te via jogar no sub 17, já com o Coutinho ao seu lado, mas se você é o cara para nos levar a mais um título mundial, precisa dar mais do que tem dado a seleção. Hoje no segundo tempo o Tite poderia ter colocado o Firmino no lugar do Neymar ao invés do William, e puxado o Richarlison para a ponta, por que embora tenho feito 2 gols hoje, ele está jogando na posição "errada", eu uso as aspas porque ele pode até fazer essa funçao, mas não é a que ele pode ser mais exigido e cobrado.
     No mais, fiquei muito feliz pela tranquilidade em que o Arthur vestiu a camisa e assumiu a primeira titularidade, temos um material humano muito bom para este novo ciclo, diferentemente de quando acabaram as Copas de 2006 e 2010. Quando se pensava que o Brasil iria entrar em um momento entre as safras, parecido com o que vive a Itália hoje, muito complicado, já nem foram para o último mundial...
     Pegando o gancho do parágrafo anterior, vou lançar um novo "quadro" nestes artigos sobre a seleção brasileira, onde basicamente eu direi quais ou qual dos "novatos" conseguiram se firmar para o futuro da seleção, com base nos amistosos de cada data FIFA. Hoje, na primeira edição e ainda com poucos testes para cravar alguém, eu encho o peito e já cravo dois, que eu já teria levado até para a Rússia no lugar de Fred e Taison, eu falo de Arthur e Richarlison, na soma dos dois jogos os que mais aproveitaram, entregando muita coisa boa ao time!
     Melhor do time: Richarlison, 2 gols, dança do pombo, tá de sacanagem que você esperava outro nome aqui né?
     Pior do time: Neymar, e sim, eu vi o jogo, vi o gol, as assistências, mas eu acho que de um capitão e cara que pode e quer ser o melhor do mundo, temos que querer mais, porque desse jeito ai quando jogar com a Bélgica a gente cai nas quartas novamente.
(Obs: Também poderia ter colocado aqui William, Fred e Andreas Pereira, que entraram e não colaboraram em nada!)

4 comentários:

  1. Excelente artigo, com uma análise lúcida do momento da seleção, os problemas que enfrenta, seu comando e perspectiva. Oarabens

    ResponderExcluir
  2. Se fosse possível uma eleição para técnico da Seleção Brasileira como acontece na política, pode ter certeza que eu faria a maior campanha pra você ser eleito!!!
    Só lamento que o nosso Tite, e eu até gosto dele e acho que tem competência para o que faz, não leia este blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk ser técnico está no meu plano de vida, será que chego na seleção um dia? Muito obrigado apoio!

      Excluir