quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Perspectiva

     O empate no clássico do último fim de semana deu um outro olhar para o time do Vasco, embora o clima continue bem tenso porque o time está ainda mais na zona maldita, após o fim da rodada ontem. Já são 3 pontos para chegar à salvação e mesmo com 1 jogo a menos, ninguem está conseguindo ficar de boáça. Fato é que fizemos um bom jogo, contra um dos melhores times do país na atualidade e aparentemente nosso treinador achou uma forma de jogar e um "time base".
     Teremos toda essa semana para treinamento novamente e só jogaremos na próxima segunda, contra o Bahia em São Januário, nossa casa dificilmente estará lotada, embora seja necessário, o ambiente é muito complicado e de certa forma afasta as pessoas. Teremos um jogo crucial, onde a vitória é obrigatória, para que haja chance de evitar o pior. Infelizmente o mesmo time que jogou sábado passado, não poderá entrar em campo, Raúl e Bruno Silva estão fora devido a lesões, o segundo felizmente não teve nada mais grave e já está se recuperando bem! Andrey e Desábato devem ser os substitutos e acho que não teremos problemas com isso e no mais, tudo igual. Mas precisamos melhorar muuuuuito na marcação, eu ouvi uma frase uma vez assistindo a um jogo de basquete, mas ela se encaixa muito bem a todos ou quase todos os esportes: "Bons ataques ganham jogos, boas defesas ganham campeonatos!" ou seja, temos que melhorar na marcação, neste momento não para sermos campeões, mas num futuro, quem sabe. Por hora já fico muito feliz com alguns boas vitórias e um fim de ano tranquilo e sem tristeza.
     Fui dar uma olhada nos 14 jogos que ainda temos, para tentar chegar a soma de 47, 48 pontos, que seria uma meta para eacapar da zona maldita, embora eu acredite que nesse ano com menos pontos (45, me cobrem!) já será possível uma salvação. O meu prognóstico não é muito animador, por que a tabela do Vascão não é fácil, porém, não quer dizer que é impossível!
     Temos 4 jogos em que a vitória é obrigatória: Bahia, Atlético Paranaense e Cruzeiro em casa, os dois primeiros são confrontos diretos e o último já largou o campeonato brasileiro de mão a muito tempo, o outro jogo é contra o Paraná fora de casa, me desculpem, mas já está rebaixado, então temos que ganhar mesmo sendo no território rival. Temos outros 6 jogos em que a vitória é possível, mas caso ela não aconteça, a derrota também não pode vir: Corinthians, Santos, Botafogo, Fluminense, Sport e Ceará, todos fora de casa e todos são confrontos diretos na luta contra a zona desesperadora. Os 4 jogos restantes serão disputados contra 4 dos 5 primeiros do campeonato no momento: São Paulo, Internacional, Palmeiras e Grêmio, os 3 primeiros em São Januário e tem que ser daqueles jogos de arrepiar, todo mundo jogando com toda a alma, dando o sangue, casa cheia, torcida cantando os 90 minutos e com fé conseguiremos bons resultados, mas tudo pode acontecer e eventualmente perder não pode se considerar um resultado absurdo. Absurdo foi ter perdido para o Vitória em casa, como aconteceu no primeiro turno! O último será fora de casa, então, pedreira nível máximo, logo segue o mesmo raciocínio dos 3 em casa, só que sem a ajuda do Caldeirão fervendo!
     Com as 4 vitórias teríamos 12 pontos, com pelo menos mais 6 empates, são mais 6 pontos, totalizando 18, que somados aos 25 atuais, nos levariam para 43 pontos, insuficiente para permanecer na elite para 2019, o que implica em ganhar de pelo menos 1 dos últimos 4 citados ou substituir 2 empates por 2 vitórias contra aquele segundo grupo. Isso tudo é só uma análise, só uma projeção, na real talvez nem signifique nada, mas acho que não precisamos nos desesperar ainda e é hora de união, mesmo em meio a um temporal de problemas!
     Uma última observação vai para a aprovação do empréstimo no valor de 31 milhões de reais. Eu acho menos ruim, bom não é, mas é menos ruim você dever a uma parte só (banco) e que trabalha com isso, do que dever jogadores, comissão técnica e principalmente funcionários, que não ganham salários astronómicos como os demais! Mais uma vez, sem querer defender ninguém, digo que precisamos nos unir, apontar culpados é fácil e não vai nos tirar dessa situação difícil, muito menos dar vitórias e títulos!

Um comentário:

  1. Como sempre seu texto está bem escrito e novamente fica aqui meu "Parabéns", só que hoje de forma dupla porque o seu entendimento e conhecimento também merecem ser destacados. Fiquei encantada e um pouco confusa em ver tanta conta! (kkkkkkk Matemática não é o meu forte!!!kkkkkk)

    ResponderExcluir